Se você é desenvolvedor de softwares/programador e, como eu, não tem a formação ideal ou completa em design, não é um expert em layout e interfaces de usuário, então o assunto paleta de cores com certeza é uma barreira para qualidade visual dos trabalhos. Pode não ser necessariamente uma barreira, mas sim um gargalo na sua produtividade.

Pensando nestas dificuldades, ou em ferramentas de auxílio à minha produtividade/qualidade, adotei a Color Scheme Designer (atualmente Paletlon.com) como minha ferramenta principal de geração de paletas de cores.

Com seu auxílio é possível especificar a cor primária padrão e escolher dentre as opções combinatórias que incluem cores complementares, padrões terciários e quaternários. Também possibilita definir uma combinação livre de quantidade de cores a serem “misturadas”.  Ainda permite, através de opções do menu, que a combinação de cores seja visualizada de acordo com vários graus de daltonismo como: Protanopia, Deuteranopia, etc.

Visualizando o resultado

Após gerada um combinação de cores, é possível exportar para XML, Photoshop, Gimp e ainda gerar uma página html com um esquema e valores em hexadecimal. Também oferece a possibilidade de visualizar a paleta de cores criada com as versões Color Scheme Designer v3, Color Scheme Generator v2 e v1.

paleta gerada com a ferramenta

O aplicativo inda informa um URL que pode ser armazenado e quando acessado retorna à configuração criada. A URL   seguinte foi gerada para a imagem acima:

Palette URL: http://colorschemedesigner.com/#3Mc0vdRpUMnFigU1OTiVCHljEIX.oUuSM

Vários outros ajustes podem ser feitos em uma cor específica ou em toda a combinação, utilizando configurações pré-estabelecidas para aumentar ou diminuir o contraste, criar uma combinação em tons pastel mais clara ou escura, etc.

Se você ainda precisar de uma ajuda para uma visão geral de página criada com a combinação, ela oferece a possibilidade de criar um preview baseado nas cores mais escuras ou mais claras para se ter uma ideia inicial do conjunto criado. A imagem abaixo é do preview “claro” da combinação mostrada neste artigo.

 

Boa produtividade e melhor qualidade de seus serviços !!!

Namastê!!!

Bibliografia e referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a fórmula para verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with your friends!