Error Tracking

A versão 5 da suíte de escritórios, open source, Libreoffice foi lançada no início de agosto de 2015, porém as variantes Linux de Debian: Ubuntu e Mint não disponibilizavam até a data deste artigo atualização em seus repositórios. Neste artigo vou demonstrar como utilizar um PPA atualizado com as versões do Libreoffice do branch 5 (5.1, 5.2, etc), as informações foram baseadas no artigo INSTALL LIBREOFFICE 5.0 IN UBUNTU OR LINUX MINT VIA PPA do blog WEB UPD8 (responsável por diversos repositórios atualizados de sistemas baseados em Debian).

Dentre as melhorias desta versão e diversos bugfixes (cerca de 25.000 correções), podemos destacar a preparação do serviço em nuvem que virá nas próximas releases, interface mais moderna e limpa e muitas melhorias na planilha Calc como fórmulas complexas, novas funções, nova formatação condicional, recorte de imagens, endereçamento de tabelas e melhor performance.

 Linux Mint 17.2

Antes de iniciar com as configurações padrão para as distribuições Linux Debian, Ubuntu e Linux, é necessário uma alteração específica para Linux Mint 17.2 para sobrepor a preferência alto do repositório LibreOffice padrão desta versão, o que impede o uso direto do PPA.

Crie um arquivo chamado  “libreoffice-libreoffice-5.pref” no diretório /etc/apt/preferences.d/ – para fazer isso siga as instruções à seguir:

gksu gedit /etc/apt/preferences.d/libreoffice-libreoffice-5.pref

ou

sudo nano /etc/apt/preferences.d/libreoffice-libreoffice-5.pref

Insira o seguinte conteúdo neste arquivo:

Package: *
Pin: release o=LP-PPA-libreoffice
Pin-Priority: 701

Após salvar continue seguindo os passos a seguir.

Adicionando o PPA e instalando

Para adicionar o PPA do LibreOffice 5.x e atualizar para última ver são no Ubuntu 12.04 em diante / Linux Mint 17.2 (após as alterações acima), 17.1, 17 ou 13, e Debian, use os comandos a seguir:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Para instalar o tema breeze,

sudo apt-get install libreoffice-style-breeze

Caso a execução de sudo apt-get upgrade não instale a nova versão, force com

sudo apt-get install libreoffice

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with your friends!