Netbeans, descrevendo o problema

Após tentar resolver um problema de memória, onde o Netbeans começava a crescer sem controle até ocupar todo o espaço de RAM em meu Linux Ubuntu, tal qual relatei no posto sobre como trocar o Open JDK pelo Oracle Sun JDK 7, continuei às voltas destes erros.

O que aconte é o crescimento desmedido de arquivos no diretório /tmp do Linux Ubuntu, levando ao consumo excessivo e crescente da memória, até o travamento do micro. Quando este problema ocorre, ao tentar reiniciar o sistema, a tela de boot apresenta uma mensagem informando que o diretório /tmp não está disponível para montagem, e solicita que se pressione S para prosseguir ou M para montagem manual.

Pois bem, o que leva a este cenário é um bug no Netbeans, que ocorre ao ser marcada a opção de permitir que informações sobre o uso do aplicativo sejam enviadas ao projeto para que este possa melhorar o desenvolvimento. Esta opção é marcada na instalação ou posteriormente nas opções.

O bug consiste na criação de arquivos temporários que iniciam com o nome uigesture, seguido de uma numeração e a extensão .html. Cada arquivo é criado para enviar a informação solicitada como auxílio à equipe de desenvolvedores, porém por problemas de conexão ou por falta de acesso à internet, eles não são enviados e um novo arquivo é criado. Para ter uma idéia, cheguei a ter de excluir mais de 140GB de arquivos para consertar o sistema.



A solução

Felizmente a solução é extremamente simples, acesse o menu de Ferramentas -> Opções do Netbeans, e desmarque a opção de envio de informações anônimas, como mostrado na figura à seguir.

Netbeans-opcoes

Confirme a alteração das opções e reinicie o ide para que os arquivos temporários criados anteriormente sejam excluídos.

A versão que em uso quando escrevi este artigo é a Netbeans 7.3 para PHP e Java JEE. Você pode baixar na página de downloads oficial.

Espero que você esteja lendo este artigo antes de perder algumas noites de sono tentando resolver um problema de certa forma simples, mas que trás consequências muito incômodas para o dia-a-dia.

Namastê !


5 comentários

William Castro · junho 19, 2013 às 9:23 pm

Valew garoto!
Tava me descabelando aki com esse mesmo problema!!!!

    Ademir Mazer Jr · junho 19, 2013 às 9:47 pm

    Fico feliz em saber que alguém será beneficiado por este post e não vai perder noites a fio por dois meses até descobrir quão simples é para resolver o problema.

    Abraços

Alessandra · junho 30, 2013 às 12:33 am

Dica de ouro !!! já não sabia mais o que fazer…. obrigada

Jonth · setembro 30, 2014 às 3:04 pm

Cara, não sei se é o mesmo problema mas meu netbeans começou a ficar lento nos últimos dias e por último parou de vez, eu já instalei ele novamente e desmarquei essa opção mas continua na mesma lenga lenga, vc tem alguma outra ideia????

    nunomazer · outubro 1, 2014 às 1:56 pm

    Você já tentou apagar o diretório de configurações do Netbeans? No Ubuntu/Mint ele fica no ~HOME do usuário em uma pasta chamada .netbeans .. pode apagar sem medo, assim que abrir novamente a primeira vez será feita uma varredura nos projetos que pode demorar um pouco, mas à partir da segunda deve ficar mais rápido.

    Outra coisa é não ter o hábito de não trabalhar com muitos projetos de uma vez na IDE, eu uso 5 no máximo. Utilize a funcionalidade de Grupos de Projeto para organizá-los caso tenha mais que 5 projetos e eles possam ser agrupados por contextos diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a fórmula para verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with your friends!