Infelizmente a Goole anunciou o encerramento de seu leitor de RSS. Você sabe o que é RSS? Tecnicamente, como descrito na Wikipedia:

RSS é um subconjunto de “dialetos” XML que servem para agregar conteúdo ou “Web syndication”, podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.
A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:

Rich Site Summary (RSS 0.91)
RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
Really Simple Syndication (RSS 2.0)

Para usuários comuns a Wikipedia explica que:

RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem “feeds” RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

A princípio e até hoje em alguns sites o ícone adotado para o formato RSS é RSS juntamente do indicativo de XMLXML. Mas o ícone mais famoso Ícone feed RSS que representa o RSS foi adotado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7. Posteriormente o Flock, navegador baseado no Firefox ainda em desenvolvimento, também adotou o ícone. Ajudando a promover o RSS para os utilizadores o site Feed Icons distribui gratuitamente o ícone em diversos formatos para inserção em websites.

De forma mais simples podemos resumir  que RSS é uma tecnologia utilizada para distribuir informações de um web site e para que pessoas as agreguem e leiam em seus leitores de notícias preferidos.

Particularmente já há algum tempo eu mudei do Google Reader para o Feedly, principalmente por quê a interface estava mais amigável e já havia notado o desaceleramento daquela na melhoria de seu Reader.

Porém este post é principalmente para tratar da infeliz perda de qualidade que estamos vivendo em relação ao conteúdo e foco na internet. Muitos usuários preferem ficar “zapeando” (gíria de velho, dá uma googleada para descobrir o que significa) pelas redes sociais, onde as informações são superficiais, extremamente repetitivas, velhas e sem filtro.

Mas então um usuário pode perguntar qual a vantagem dos RSS em relação às redes sociais. Pois bem, com a agregação de RSS em um leitor de notícias você pode concentrar e receber as informações de sites que lhe interessam e tratam de assuntos mais relevantes de maneira consistente. Por exemplo, eu agrego notícias dos jornais locais de minha cidade, de grandes jornais nacionais, sites de tecnologia que tratam de desenvolvimento de software, webdesign e outras informações à respeito da Tecnologia de Informação. Além de seções específicas de sites de esportes para receber notícias sobre volei.

Mas como organizar tudo isso? Os leitores permitem agrupar por assuntos, ordenar por data de publicação, marcar artigos para serem lidos posteriormente ou ainda filtrar por palavras-chave.

Caro leitor, note que não sou contra as redes-sociais, sendo que as utilizo com frequência, porém sou  contra a perda de tempo nelas quando pode-se ter acesso à conteúdo de muita valia pela internet. Infelizmente o público gerador de informação original e de qualidade mais seus leitores é infinitamente menor que o de consumidores passivos que preferem a informação de “fácil digestão”. Graças à isso é que companhias como a Google (visando lucro) apostam em ferramentas onde o público cresce (como sua rede-social), mesmo que isso represente a perda de qualidade em relação aos seus clientes mais exigentes.

Muito bem, fica então o conselho e disposição em ajudar na divulgação do conteúdo de qualidade.

Veja mais:

Rss na Wikipedia

Feedly

Namastê !


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a fórmula para verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with your friends!