xDebug – Instalando e configurando

Após uma reinstalação muito longa e “dolorida” para configurar meu ambiente novamente (voltei para a versão 12.04 LTS pois cansei de ter problemas com a 12.10 do Ubuntu), estava me batendo para instalar e, principalmente, configurar o xDebug com Netbeans no Ubuntu 12.04.

A instalação se dá facilmente pelo comando

sudo apt-get install xdebug

Agora o meu problema, por padrão assumi que ao instala-lo automaticamente estaria ativado, engano meu. Com permissão de usuário root, abra o arquivo no diretório

/etc/php5/apache2/conf.d/xdebug.ini

, se ele apresentar apenas uma linha com o caminho para a biblioteca do xdebug, adicione uma nova linha habilitando o modo remote. O resultado final deve ser algo como as linhas à seguir, onde a de número 2 indica o que deve ser adicionado ao arquivo de configuração:

zend_extension=/usr/lib/php5/20090626/xdebug.so
xdebug.remote_enable=on

Integrando com Netbeans

Para integrar a execução com Netbeans, acesse o menu Ferramentas -> Opções. Clique sobre o ícone do PHP, e escolha a aba Depurando.

Nesta aba insira as configurações para a execução do xDebug, a porta padrão é 9000. Se quiser alterar esta porta é necessário modificar o arquivo .ini mencionado anteriormente e adicionar a linha a seguir trocando 9000 pelo número de porta desejado:

xdebug.remote_port=9000

Para mais informações sobre configurações do xDebug, acesse o seguinte endereço: http://wiki.netbeans.org/HowToConfigureXDebug

Fácil assim, agora reinicie o apache e faça os testes com passo-a-passo na depuração de seu código.

Bom trabalho.

Namastê!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a fórmula para verificação * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Pin It on Pinterest

Share This

Share This

Share this post with your friends!